Pesquisar este blog

Colaboradores

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Captação Ativa X Passiva


Muitas pessoas tem dúvidas sobre a diferença dessas duasm então cou tentar explicar de forma clara não tao detalhada aqui..

CAPTAÇÃO ATIVA

A principal diferença é que esta tem um pré amplificador dentro do captador, claro bem pequeno, então ele acaba saindo com o som mais alto e com menos ruidos do que o passivo, então seu som é independente da madeira e não pega interferencias externas..

CAPTAÇÃO PASSIVA

Os captadores passivos são muito diversificados, podem ser de materiais como:
-->Alnico: que funcionam em todas as frequencias e alem disso uma curiosidade, os caps de alnico são os que geram "aquele timbre vintage" já que em 10 anos eles perdem 50% de seu magnetismo ao contrario do de ceramica que perde 1% a cada 70.
-->Ceramico: Que é responsável por aqueles timbres mais modernos e sua vantagem é que ele faz com que o volume de saida seja um pouco maior sem preder qualidade.

Os caps passivos puxam seu timbre de elementos externos, daí sai o "timbre da madeira", porém acaba puxando iterferencias como de radios, monitores televisões etc... por isso se aconselha a blindagem desses caps. Vale lembrar também que se botar o captador diretamente na madeira da guitarra no caso de Les Pauls e SG's o captador ganhará muito mais sustain, ao contrário das Fenders.


Então, os caps passivos são mais versáteis e tem timbres mais agradáveis, porém os ativos são mais práticos e não dependem do ambiente.. se voce tem uma guitarra fulera e quer melhorá-la use caps ativos.

Polytune: afine todas as cordas ao mesmo tempo

Dentre as novidades anunciadas no The Namm Show 2010 (feira de música da Califórnia), um produto bem interessante roubou a cena, mas não pelo seu tamanho, e sim pelas funcionalidades. Trata-se do Polytune (acima), o primeiro afinador capaz de mostrar ao mesmo tempo a afinação de todas as cordas de uma guitarra, ou baixo (assista ao VÍDEO abaixo). Produzido pela renomada Tc-Eletronic, o equipamento, que se apresenta na forma de um simples pedal, agiliza o processo de afinação por meio de uma fileira de leds, que representa as cordas do instrumento. Além disso, ele salva na memória diferentes tipos de referências, entre 435Hz e 445Hz, além de afinações alternativas. O Polytune pode funcionar também como um afinador monofônico convencional. Para mais informações, entre em contato com a Libor, representante da Tc-Eletronic no Brasil.