Pesquisar este blog

Colaboradores

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Razões para uma troca de trastes.

 
 A troca de trastes é uma tarefa que quase todas as guitarras terão de passar algum dia. Excepto se estiverem guardadas no saco toda a vida ou sejam usadas com um mero acessório ornamental.
Quase todos os guitarristas que tocam com regularidade já viram que se vão criando pequenos sulcos nos trastes por causa de anos e anos de treino. E os mais inexperientes certamente ter-se-ão perguntado: Quando os trastes estiverem tão gastos que é impossível tocar, terei de comprar uma guitarra nova?
Graças a Deus que não.
Embora não seja um serviço económico, uma troca de trastes é algo corrente. Não é preciso alarmismos. Contudo, recomendamos que seja feito por um excelente profissional. A acção das cordas pode ficar seriamente comprometida se o serviço não for bem efectuado.
Agora podem-se perguntar…Quando preciso de trocar os meus trastes? Estas são algumas das razões:
   1º Após sucessivos nivelamentos a guitarra pode ficar com trastes tão baixos que se torna incómoda de tocar, sendo inevitável a troca dos mesmos.
   2º Um acidente. Não é incomum ter de trocar alguns trastes depois de um acidente, que após uma queda ou um golpe tenham ficado marcados, tortos, ou até mesmo saído da escala.
   3º Gostos pessoais. Assim como há pessoas que gostam de trastes finos, outras gostam deles grossos, ou chamados Jumbo XL. Dentro do Rock costuma-se usar muito este género de trastes.  Temos uma boa variedade de trastes à escolha, para que possamos satisfazer as exigências dos nossos clientes. Agora me pergunto, se a troca de trastes resolve o problema, porque não o fazer?
   4º Braços tortos e empenados. Não há dúvida que para resolver estes problemas temos de retirar os trastes, alisar a madeira da escala e voltar a refretar a guitarra.
   5º Escalopado: É quase uma regra ter de trocar os trastes após um escalopado ao braço inteiro. Isto deve-se a duas razões: Normalmente o braço cede um bocadinho ao retirar madeira, e torna-se obrigatório ter que o endireitar. Para além disso, é frequente danificar algum traste durante o processo.
   6º Ajustar o rádio da escala. Existem guitarra Vintage (ou reedições) que possuem uma curvatura na escala muito baixa. Ficando assim bastante arredondada. Isto é excelente para tocar acordes, mas na hora de fazer um Bending torna-se um caos. A solução é reduzir a curvatura colocando o braço mais plano.
Atenção: Tenham em conta que no vosso caso pode não ser necessário trocar de trastes. Analisem a profundidade de cada sulco, e se acharem que ainda tem muito traste por romper, então um nivelamento resolverá o vosso problema.